VAGONITE

A HISTÓRIA DO VAGONITE OU IUGOSLAVO

Para você que gosta de fazer bordados, e conhece várias técnicas agora irá aprender novas técnicas muito interessantes que  pode ser feita de forma bastante fácil e prática, a técnica do vagonite oitinho, ou também o chamado bordado iugoslavo faz cada vez mais sucesso entre as artesãs de todo o Brasil. E para se fazer modelos com esta técnica é muito simples, basta apenas se comprar um tecido que seja de algodão com tramas soltas, três em alto relevo e três em baixo relevo, apenas em carreiras verticais.Por esta característica do tecido utilizado na técnica que as artes feitas em vagonite são sempre confeccionadas em vertical, e nunca em círculos como são feitos em outras técnicas.Diferente de outras técnicas de bordado, o vagonite não conta com lado avesso. E esta técnica também poderá ser realizada em tecidos de ponto cruz, estes conhecidos como o chamado étamine, o mesmo utilizado para se fazer o ponto russo, em algodão que poderá ser puro . 
 

Passo a Passo Para o Bordado Iugoslavo

O primeiro passo para o bordado iugoslavo é passar a agulha da direita para a esquerda, voltando assim no mesmo lugar e deixando o fio da trama do primeiro grupo de tecidos de fios. Já com o fio arrematado poderá começar a realizar o seu trabalho. Primeiramente procure pular uma das suas carreiras de tramas do grupo de cima e comece a fazer o mesmo no segundo grupo.
É bem importante que se sabia que as carreiras deverão sempre ser realizadas ao contrário das anteriores, por exemplo, a primeira carreira começou da direita para a esquerda, e a segunda deverá começar do inverso, da esquerda para a direita.
A seguir você deverá fazer o mesmo processo ensinado anteriormente, durante todo o trabalho, mas vale lembrar que não poderá apertar muito os pontos para não repuxar o tecido. Para quem estiver começando a utilizar esta técnica de vagonite e ainda não pegou a prática, é interessante que se utilizem riscos de vagonite para fazer seus bordados. Esta é uma técnica bastante utilizada em toalhas de banho e de rosto, tapetes de cozinha, banheiro, babadores, entre uma série de outros acessórios de casa e cuidados especiais.existem tecidos próprios para o bordado vagonite (LEVA SEU PRÓPRIO NOME  VAGONITE ).
Essa história é um resumo tirado da net (wikipédia,do Pinteret )espero que curtam.




Comentários