quinta-feira, 20 de março de 2014

BORDADO ESMIRNA (PASSO A PASSO)

Bom dia! Hoje vamos começar com uma técnica de bordado maravilhosa, e como eu prometi para minha amiga DINHA que irei  postar mais sobre essa técnica segue as postagens ,beijos espero que gostem.

Bordado em esmirna: Técnica maravilhosa, que era feita com agulhas comuns por nossas avós, mas agora já temos a agulha própria que é mais fácil e desenvolve rapidamente o trabalho.

Compre a agulha (tem umas que vem com a régua e outras sem, se não tiver a régua use uma de escola é para as lãs a serem cortadas ficarem do mesmo tamanho).

Materiais: talagarça riscada de acordo o desenho que vai bordar, tesoura, agulha esmirna + régua e linha de lã.















1° Passo:
Enrole a lã até encher toda a régua uma do lado da outra, (não passe a lã por cima da outra), corte com a tesoura só de um lado, reserve as lãs ( você vai fazer isso até precisar da lã, faça um pouco e de acordo quando for faltando, vá cortando mais, esse régua vem com agulha, a cavidade é para facilitar a entrada da tesoura, se não tiver use outra régua comum.

                                                                    Lã cortada.

2° Passo:
Pegue a tela riscada com  o desenho a ser bordado, a lã cortada e a agulha, veja que a agulha tem essa lingueta que abre e fecha.
                                                                    3° Passo:


Enfie a agulha pela trama da telagarça e coloque um fio da lã centralizando para as pontas ficarem do mesmo tamanho, segure com o dedo e puxe a agulha pela trama (quando puxar a lingueta da agulha irá fechar impedindo que a lã saia.
                                                                         4° Passo:
 

 Depois de passada a lã ficará assim, não puxe com força se não a lã sairá toda da trama, depois passe a lã por dentro da lingueta (sem enfiar a agulha na trama da telagarça, como o modelo acima) e puxe a agulha para dentro da laçada em que a agulha está; vejamos: a agulha se encontra fora da trama e a lã envolvendo a agulha, quando trás a lã para a laçada da agulha, acontece o seguinte: a agulha vai saindo da lã e ao mesmo tempo da um nó na lã; esse trabalho consiste em pedacinhos de lã dado nozinhos.
                                                           O trabalho ficará assim


DICA: - VOCÊ  PODE BORDAR UM BURAQUINHO DA TRAMA E OUTRO NÃO, ASSIM ECONOMIZARÁ LÃ E QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO NÃO PERCEBERÁ A FALTA DE TRAMAS SEM COLOCAR A LÃ.
             - SE QUISER O TRABALHO BEM CHEIO, COLOQUE A LÃ EM TODOS OS BURAQUINHOS DA TELAGARÇA, GASTARÁ MAIS LÁ, MAIS O TRABALHO FICARÁ BEM ENCORPADO E PESADO, FIZ UMA ALMOFADA PARA MEU PAI DE TIME ELE AMOU, ENCHI TODOS OS BURAQUINHOS FICOU FOFONA .
              - RISQUE O DESENHO QUE QUISER E VÁ SEGUINDO OS RISCOS, COMECE SEMPRE CONTORNANDO O RISCO, DEPOIS É QUE VOCÊS ENCHAM O BORDADO, SE NÃO FICARÁ RUIM DE FAZER, DEPOIS DE PRONTO O TRABALHO PRECISANDO CORTE AS LÃS, COMO APARAR O CABELO PARA FICAR DO MESMO TAMANHO.
              - COLOQUE DUREX OU FITA ANTES DE COMEÇAR O TRABALHO NA TELAGARÇA PARA ELA NÃO DESFIAR, OU DE LOGO UMA BAINHA NA MÃO OU NA MÁQUINA. EU PREFIRO DAR A BAINHA.
              _QUANDO COMPRAR A TELAGARÇA COMPRE A DE BURAQUINHOS MAIORES, POIS SE FOR A DE BURACO MENOR FICARÁ RUIM DE ENFIAR A AGULHA ( MUITO APERTADO, A TELAGARÇA DE BURAQUINHO MENOR DEIXE PARA FAZER QUADROS OU UM LINDO TAPETE EM PONTO CRUZ COM LÃ, FICA UMA BELEZA.


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.SEGUE MODELOS DE TRABALHOS PRONTO.




9 comentários:

  1. amei amei amei amei
    parece bem facil mas tambem bem trabalhoso olha ainda vou tentar fazer pois achei muito interessante, vou comprar o material e claro voltar aqui neste passo a passo que ta muito bem explicado obrigada pelo carinho amiga adoro aprender coisas novas e claro se me permitir vou postar esse pap com seu link e créditos é claro ok? bjkas amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode postar minha querida! O conhecimento tem que ser compartilhado, beijos!

      Excluir
  2. Pode ser usada qualquer lã? Ou só a especifica de Esmirna? Fiz um com lã normal será que perdi meu trabalho

    ResponderExcluir
  3. Pode usar sim qualquer lã, ou outros tipos de linhas grossas, fitas finhinhas e outros materias, boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Luciana, gostaria de saber como é feito o "arremate" nas bordas do tapete feito em esmirna.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi em alguns trabalhos na net costurado outros com fios de lã .

      Excluir
    2. Vi em alguns trabalhos na net costurado outros com fios de lã .

      Excluir
  5. Eu estou vendendo telas riscadas para bordar tapetes . Estou no face neila kimus com algumas fotos , despacho via correio para todo o Brasil

    ResponderExcluir