BORDADO ESMIRNA (PASSO A PASSO)

Bom dia! Hoje vamos começar com uma técnica de bordado maravilhosa, e como eu prometi para minha amiga DINHA que irei  postar mais sobre essa técnica segue as postagens ,beijos espero que gostem.

Bordado em esmirna: Técnica maravilhosa, que era feita com agulhas comuns por nossas avós, mas agora já temos a agulha própria que é mais fácil e desenvolve rapidamente o trabalho.

Compre a agulha (tem umas que vem com a régua e outras sem, se não tiver a régua use uma de escola é para as lãs a serem cortadas ficarem do mesmo tamanho).

Materiais: talagarça riscada de acordo o desenho que vai bordar, tesoura, agulha esmirna + régua e linha de lã.















1° Passo:
Enrole a lã até encher toda a régua uma do lado da outra, (não passe a lã por cima da outra), corte com a tesoura só de um lado, reserve as lãs ( você vai fazer isso até precisar da lã, faça um pouco e de acordo quando for faltando, vá cortando mais, esse régua vem com agulha, a cavidade é para facilitar a entrada da tesoura, se não tiver use outra régua comum.

                                                                    Lã cortada.

2° Passo:
Pegue a tela riscada com  o desenho a ser bordado, a lã cortada e a agulha, veja que a agulha tem essa lingueta que abre e fecha.
                                                                    3° Passo:


Enfie a agulha pela trama da telagarça e coloque um fio da lã centralizando para as pontas ficarem do mesmo tamanho, segure com o dedo e puxe a agulha pela trama (quando puxar a lingueta da agulha irá fechar impedindo que a lã saia.
                                                                         4° Passo:
 

 Depois de passada a lã ficará assim, não puxe com força se não a lã sairá toda da trama, depois passe a lã por dentro da lingueta (sem enfiar a agulha na trama da telagarça, como o modelo acima) e puxe a agulha para dentro da laçada em que a agulha está; vejamos: a agulha se encontra fora da trama e a lã envolvendo a agulha, quando trás a lã para a laçada da agulha, acontece o seguinte: a agulha vai saindo da lã e ao mesmo tempo da um nó na lã; esse trabalho consiste em pedacinhos de lã dado nozinhos.
                                                           O trabalho ficará assim


DICA: - VOCÊ  PODE BORDAR UM BURAQUINHO DA TRAMA E OUTRO NÃO, ASSIM ECONOMIZARÁ LÃ E QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO NÃO PERCEBERÁ A FALTA DE TRAMAS SEM COLOCAR A LÃ.
             - SE QUISER O TRABALHO BEM CHEIO, COLOQUE A LÃ EM TODOS OS BURAQUINHOS DA TELAGARÇA, GASTARÁ MAIS LÁ, MAIS O TRABALHO FICARÁ BEM ENCORPADO E PESADO, FIZ UMA ALMOFADA PARA MEU PAI DE TIME ELE AMOU, ENCHI TODOS OS BURAQUINHOS FICOU FOFONA .
              - RISQUE O DESENHO QUE QUISER E VÁ SEGUINDO OS RISCOS, COMECE SEMPRE CONTORNANDO O RISCO, DEPOIS É QUE VOCÊS ENCHAM O BORDADO, SE NÃO FICARÁ RUIM DE FAZER, DEPOIS DE PRONTO O TRABALHO PRECISANDO CORTE AS LÃS, COMO APARAR O CABELO PARA FICAR DO MESMO TAMANHO.
              - COLOQUE DUREX OU FITA ANTES DE COMEÇAR O TRABALHO NA TELAGARÇA PARA ELA NÃO DESFIAR, OU DE LOGO UMA BAINHA NA MÃO OU NA MÁQUINA. EU PREFIRO DAR A BAINHA.
              _QUANDO COMPRAR A TELAGARÇA COMPRE A DE BURAQUINHOS MAIORES, POIS SE FOR A DE BURACO MENOR FICARÁ RUIM DE ENFIAR A AGULHA ( MUITO APERTADO, A TELAGARÇA DE BURAQUINHO MENOR DEIXE PARA FAZER QUADROS OU UM LINDO TAPETE EM PONTO CRUZ COM LÃ, FICA UMA BELEZA.


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.SEGUE MODELOS DE TRABALHOS PRONTO.




Comentários

  1. amei amei amei amei
    parece bem facil mas tambem bem trabalhoso olha ainda vou tentar fazer pois achei muito interessante, vou comprar o material e claro voltar aqui neste passo a passo que ta muito bem explicado obrigada pelo carinho amiga adoro aprender coisas novas e claro se me permitir vou postar esse pap com seu link e créditos é claro ok? bjkas amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode postar minha querida! O conhecimento tem que ser compartilhado, beijos!

      Excluir
  2. Pode ser usada qualquer lã? Ou só a especifica de Esmirna? Fiz um com lã normal será que perdi meu trabalho

    ResponderExcluir
  3. Pode usar sim qualquer lã, ou outros tipos de linhas grossas, fitas finhinhas e outros materias, boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Luciana, gostaria de saber como é feito o "arremate" nas bordas do tapete feito em esmirna.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi em alguns trabalhos na net costurado outros com fios de lã .

      Excluir
    2. Vi em alguns trabalhos na net costurado outros com fios de lã .

      Excluir
  5. Eu estou vendendo telas riscadas para bordar tapetes . Estou no face neila kimus com algumas fotos , despacho via correio para todo o Brasil

    ResponderExcluir
  6. Bom dia ! Como eu faço p comprar estas telas p Esmirna ?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,Lu,eu tenho um tapete começado, preciso de uma pessoa que termine para mim.Agradeco a ajuda, retorno

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Lu! Estou com dúvida a respeito de qual lã usar. Vc pode me ajudar? Estou com uma telagarça com buracos grandes. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário